segunda-feira, 18 de abril de 2016

Maria Clara e o mundo fora de sua redoma!


A Minha pequena Maria Clara, resolvi deixar este momento em que nasces e descobres o mundo, escrito. Conselho do teu avô Fábio que ama a literatura.

Sim, nasceste em um período político turbulento! O PT acaba de completar 13 anos de mandato e revolucionou o Brasil! Implementou programas sociais que procuraram romper com a desigualdade, a descriminação, o ódio de classe, a intolerância e o fascismo que construíram o Brasil, tal qual ele ainda o é hoje! Sim, ainda hoje! Até os anos de 2002, e mesmo sob a égide do governo do PT – visto que ele não conseguiria mudar da noite par o dia uma cultura, uma forma de ver, pensar e sentir o mundo – vivíamos e vivemos, 18 de abril de 2016, o nazismo interno, o fascismo, o ódio das classes superiores contra os pobres, os negros, os indígenas, quilombolas, os favelados, ou seja, contra a massa do povo brasileiro que sustentou esse Brasil nos ombros por séculos! A divisão social, o ódio, é o que alimenta esta elite que se apropriado do trabalho e do esforço do outro para manter seu status quo!

Com o PT avançamos na saúde e na educação! Avançamos no combate a discriminação e a desigualdade! Mas as populações humildes já esqueceram o que era viver sem o PT! A mídia brasileira, comandada apenas por 5 famílias, expolia o povo que a sustenta; sim, são nossos impostos que a sustentam. Como? Essa mídia vive do dinheiro dos Estados e Estado brasileiro, da sociedade que paga imposto através de tudo o que consome e do que ganha. Para eles é fundamental a propaganda dos governos, que é caríssima, e é ai que eles enriquecem! Sem o dinheiro da propaganda do governo eles quebram! Mas sem também as negociatas que o povo desconhece, negociatas que não aparecem na mídia que o povo assiste e compra, é claro, eles também não sobreviveriam! E essa negociação vem do poder de midiatizar que eles possuem! Ainda que possuem indevidamente. Um dia falaremos sobre isso!

Hoje vivemos uma guerra e, desejo do mais profundo coração que minha neta seja melhor do que eu, muito melhor do que eu! Quero tanto que ela consiga levantar uma bandeira e se torne uma mulher da política, como a Jandira Feghali, que eu admiro tanto! Ou se torna uma pessoa de hombridade e caráter, como a Dilma – que apesar dos erros políticos, governou com caráter e com as certezas de sua crença em um país melhor! Não sei se é te pedir tanto Maria Clara, me desculpa! Mas não consigo fazer mais do que faço, fazendo parte apenas de uma militância que milita nas redes sociais! Desejo que sejas sensível as causas dos oprimidos, das mulheres, dos LGBTS, dos indígenas, dos negros, dos quilombolas, dos Sem Terra e dos Sem Teto. Tenho medo que cedas, por pusilanimidades, por fraqueza de caráter e por conforto, aos valores do stablishment! Quero te fazer amada e forte, dona de ti e sem receio do mundo! Sei que teu tio Pedro e teu avô Fábio tem essa capacidade juntamente comigo! Quero te ajudar a compreender que tu podes e que, se acreditares, tu vais longe na luta contra o opressor! Risca da tua agenda o PSDB – esse câncer social! Um PSC – outro câncer que se usa da religião pra insuflar o ódio. Um dia escutarás falar deste partido que enseja em seu seio o ódio de classe, a espoliação aos mais fracos, a corrupção endêmica que existe no Brasil! O caso do Pará é gritante: eles depredam o patrimônio público em benefício de seus líderes, como o Jatene e o Zenaldo, neste momento; apesar do repasse do governo federal à saúde e a educação no nosso estado, esse dinheiro é aberrantemente desviado... Mas eles são protegidos por uma justiça já corrompida e por uma mídia corrupta que vive de sugar o patrimônio brasileiro. Sim, minha criança, as pessoas têm dificuldades atrozes para compreender e interpretar conjunturas e textos. Não, eles não enxergam isso! Não vejo a televisão do Brasil por mais de dois anos! Os programas são subliminarmente violentos, impregnados de ódio, são decadentes nas suas expressões, são inócuos e sem sentidos, vazios de conteúdo, são apenas barulhentos, repetitivos e ludibriam o conhecimento parco do espectador!

Hoje te deixo essas palavras e vou relatando aos pouquinhos o que por aqui vai se passando! Muitos registros ficarão na história. Hoje, diferente de antes, temos a internet e os arquivos digitais; terás mais informação. Mas informação não é tudo, é preciso que aprendas, e isso por ti só, transformar informação em conhecimento. Te beijo aqui com muitas saudades!

Vovó!