terça-feira, 30 de novembro de 2010

Reutilizar, eis o tema!

Olhem que idéias legais peguei por ai para começarmos a reutilizar aquilo que parece descartável!
Essas aqui peguei do blog da Thalita, onde ela vai dividindo conosco o que ela vive e  faz. Garrafas simplesmente enfeitam sua sacada. Ficou bonito, né?

E essa aí é sua primeira árvore de natal!

Igreja, Design e Arquitetura

Já não lembro onde peguei esta imagem. Mas a divido com vocês. Igreja na escandinávia, não lembro exatamente o local. Não poderia ser mais contemporânea... e mais delicada!

JY08BON-2.jpg

Sonhos e livros...

Como definir um sonho? A parte todos os analistas de plantão; digo que um sonho é algo indelével... intocável... e, fundamentalmente imagético. Felizes daqueles que conseguem transplantá-los a esse universo material. Sonhemos! Partilho com vocês uma dessas imagens!

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Jean-Paul Gaultier


     Queridos, lembram do post que fiz sobre a exposição da História da Moda no Museu de Artes Decorativas de Paris? Pois é, voltei por lá e aproveitei para fazer um copy and paste aquizinho sobre alguns criadores. Estamos na época do Caixa de Criadores, que vai acontecer daqui a uma semana na Estação das Docas, e então deu vontade de falar, melhor, mostrar um pouquinho desse mundo que nos conforma, e se mostra em moda.
     Então hoje quero falar do l’enfant terrible de la haute couture française. Caracterizado pelo seu humor ácido, já presente nos programas que ele apresentava na década de 80 na televisão francesa, melhor, européia. Este enfant terrible sempre foi apaixonado por mulheres voluptuosas, de formas bem generosas, a ponto de levar essa paixão para um universo bem masculino, vestindo homens de saia e espartilho. Haha, Jean-Paul Gaultier não faz concessões! Sua marca é a intransigência, originalidade e a controvérsia, recusando a apropriar-se dos símbolos do vestuário francês tradicional, procurou sempre um espaço híbrido e criativo próprio. 
      Entrou nesse universo pelas mãos de Pierre Cardin, quando este o convidou para trabalhar consigo em 1970. Hoje, é o responsável - melhor, le directeur artistique - pelas criações, da marca Hèrmes, função que ocupa desde 2003. Apesar de rezar em sua cartilha por uma "simplicidade sublime" no mundo da alta costura, não é bem isso que Gaultier faz em suas criações. Ele conseguiu, como poucos, unir luxo à consumo, o que hoje o seu próprio nome evoca...
      Mestre da irreverência foi um dos primeiros criadores a utilizar, em desfiles, modelos não convencionais: gordinhas, idosos, tatuados, pessoas com piercings e outros. Ele choca, mas ele se populariza! Além de ser apaixonante! É um charme de homem e de pessoa! O cara é tão versátil e tão criativo que assina para três criações/coleções distintas: para Hèrmes; para sua própria linha de alta costura - que tive o prazer de ver em sua loja em Paris, mas olhem, não comprei nadinha, viu... não deu... ;) - e também para linha de lojas de roupas de grife, como Galerie Lafayette, H&M, entre outras. Ah! ainda tem sua linha de perfumes...
      Uma olhadinha no site dele vale muuuuito.
Uau! Aqui ele não poderia ser mais irreverente
Charmant!
Aqui ele de novo! Essa imagem me lembra demais a arte de Pierre et Gilles.
Jean Paul Gaultier Photo
Lindo, lindo de morrer. Adooooro fru-frus, shortinhos com cinturas altas, tops larguinhos, meia-calça... e tudoooo juntoooo!!!!
Beth Ditto e Jean Paul Gaultier celebram ao final do desfile do estilista em ParisAP

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Presentinhos retrô!

De vez enquanto visito a ETSY, mas ainda não tive coragem de comprar nada. Bem, mas encontro cada preciosidade... Eu digo sempre que ali é um universo de sensações, e dá vontade da gente levar de um tudo um pouco... Mas minha visita serve mesmo para inspirações... desejos. Vai um pouquinho do que gosto aqui para vocês e, quem sabe, dicas de presentes ou a serem adquiridos ou a serem produzidos por você. Bjinhos e bom final de semana.
Espelho, espelho meu... sempre um sucesso!

glass domes with wooden knobs

Porta-jóias, porta-chaves, ou porta o que você quiser... dá para fazer, né?
Salvaged Shabby Cottage - Reclaimed Wood Shadow Box for Jewelry

Olhem o charme do relógio... e o preço?... vocês não iam acreditar de tão baratinho...
Vintage Westclox Big Ben Clock

Idéias é que não falta para criarmos des petits cadeaux
Vintage Skeleton Key with Gold Tassel for Display

Candelabro vintage, imaginem, sai por menos de R$100,00 reais???
Black chandelier

Sucata, reconstrução e criação

SUCATAS ‘RECONSTRUÍDAS’ POR DESIGNERS GANHAM TOQUE FINAL NESTE SÁBADO
Últimos dias do II Reconstruções. Produção!!!

     Nas mãos de designers, produtos descartados recebem novas formas no Projeto Reconstruções. As peças serão vendidas na 10ª Edição do Mercado de Moda Caixa de Criadores, de 5 a 9 de dezembro, na Estação das Docas. Produtos coletados numa sucata da periferia de Belém ganharam novas formas e estão em fase de acabamento, na Casa 252, localizada no bairro de Nazaré, onde um grupo de arquitetos, designers e estudantes da área se reúnem em torno do projeto de ecodesign ‘Reconstruções’, aprovado pela Funarte. A ideia é desenvolver peças criativas e ecológicas a partir da reutilização de materiais que viraram lixo.
    Depois de um mês dedicado à coleta, análises e definição das melhores propostas de reutilização dos materiais, os produtos já transformados passam por novo processo: “É hora de dar o acabamento final, nomear e dar preço às peças”, explica o idealizador do Projeto, o designer e pós-graduando em Responsabilidade Socioambiental Coorporativa pela Universidade do Estado do Pará (Uepa), Maécio Monteiro.
      Aproximadamente 25 novos produtos, antes descartados no lixo, ressurgem dentro do conceito de Design Ecológico. Tampas de tonéis de óleo viraram quadro de avisos decorados com pinturas temáticas, e os próprios tonéis, com rodinhas adaptadas, passaram a ser os novos cooleers para cerveja. Há também objetos de decoração, móveis e utilitários: dois volantes de caminhão, por exemplo, juntos e com algumas intervenções, se transformaram em mesa de centro com rodinha; molas amortecedoras ganharam forma de porta-lápis.
      Os últimos dias da oficina Reconstruções estão sendo de produção a todo vapor. No sábado passado, os participantes do projeto se dedicaram a limpar, lixar, cortar e pintar materiais que, explica Maécio Monteiro, terão suas vidas prolongadas na forma de outros objetos. Cerca de 90% dos objetos e móveis estão prontos.
       Tanta corrida contra o relógio tem uma explicação: os produtos serão vendidos na 10ª Edição do Mercado de Moda Caixa de Criadores, que ocorre de 5 a 9 de dezembro, na Estação das Docas, em Belém. No Mercado, o ‘Reconstruções’ terá um estande, onde além de comercializar os produtos, mostrará aos visitantes o que pode ser feito a partir da reutilização de produtos descartados para reduzir, de forma inventiva, a produção de lixo.
     A participação no Caixa de Criadores faz parte da segunda etapa do Projeto Reconstruções. Participam desta fase um grupo de dezessete pessoas, entre elas, designers de produtos, jóias e moda, artistas visuais, arquitetos, jornalistas e publicitários. Para dar a nova vida aos produtos, o grupo fez uso da metodologia própria criada por Maécio: a Reuse. Esse método se baseia na análise social e ambiental do produto descartado, para então, sugerir uma nova proposta de sua utilização.
    Posto em prática no segundo semestre de 2010, o projeto, aprovado pela Fundação Nacional de Artes (Funarte) do Ministério da Cultura (MinC), está dividido em três fases. Na primeira, em parceria com o Centro Acadêmico de Design da Uepa e a Casa 252, foram realizadas oficinas sobre reutilização. Os alunos de Design puderam ter um contato mais próximo com o projeto durante cerca de um mês. O resultado foram 40 objetos reconstruídos e vendidos num bazar, em outubro deste ano.
     Na segunda fase – a atual – o grupo está empenhado na produção, elaboração de croquis e acabamento de novos artigos dentro do conceito de Design Ecológico. Já a terceira e última fase, com previsão para ser aplicada em 2011, consiste na educação de pessoas, comunidades ou cooperativas que já trabalham com a prática da reutilização, mas que ainda não têm o domínio da técnica necessária para fazer o procedimento de forma correta e sustentável. São os chamados ‘multiplicadores’, que terão a responsabilidade de repassar o conhecimento aprendido para os artesãos, produtores e trabalhadores da área.
      Em todas as etapas, o projeto propõe ao público participante uma forma diferente de enxergar o fim da vida de um produto, estimulando a criatividade para a concepção de novos materiais.
      Serviço: A finalização dos produtos do Projeto ‘Reconstruções’ será feita neste sábado (27), a partir das 8h, na Casa 252 (Avenida Gentil Bittencourt, passagem Paulo Maranhão, 252, Nazaré). A venda dos produtos será feira na 10ª Edição do Mercado de Moda Caixa de Criadores, de 5 a 9 de dezembro, na Estação das Docas, em Belém. Saiba mais em @_reconstrucoes e www.reconstrucoes.com
Texto de Izi Sena, Imagem www.reconstrucoes.com

Desing to Inspire

Já falei para vocês que o design escandinavo me encanta. Ai, acho que não me canso de repetir isso, né? Ele é clean - apesar de eu amar o barroco, esse escapa; amplo, integrado ao meio, mistura praticidade com inspiração. Não sei como eles conseguem??? Quando a rusticidade se apresenta, então... caio e rezo, é demais... Pois é, encontrei esta casa, ou melhor, esta família, pois a casa respira família, no site http://plaza.fi, e depois tornei a encontrar em outro blog que visito sempre, o desire to inspire. Vejo essas imagens e só me vem as palavras desire to inspire... bem a propósito, não?

O tricot feito com linhas bem grossas e de cores neutra evoca toda a rusticidade presente no ambiente.
olohuone

Olhe e tem IKEA também aqui. a cadeira a esquerda, escura, com uma manta encima.
 Sohva ja valaisin ovat Ikeasta ja rahi on Ineken omaa tuotantoa, tarjottimella palaa virkatulla päällisellä suojattu tuikku.

Olhem a mesinha de centro... Luxo em rusticidade!
Kuvassa koko olohuone, joka on samaa tilaa keittiön kanssa. Inekke Visser ja hänen tyttärensä Loren neulomassa kadulle antavan ikkunan ääressä. Tuoli ja sohva ovat Ikeasta; sohvapöytä on pariskunnan itse suunnittelema. Valaisin on myös Ikeasta ja etualalla näkyvä pöytä on kirpputorilöytö, jonka päällä oleva tarjotin on täynnä viehättäviä esineitä.

A gente ainda encontra muita IKEA por aqui. a luminária da cozinha é uma delas.
Keittiön toisen kulmauksen ulkoasu on yksinkertainen, mutta samalla siellä on paljon tarpeellista varastotilaa. Keittiö on suunniteltu yhdelle seinälle, jota vastapäätä on suuria kaappeja ja perheen integroitu työpiste.

Keittiö on viehättävä ja sen sisustus on hyvin yksinkertainen. Ikean kaapistot ja Lack-hyllyt muodostavat yhdessä yksinkertaisen ja mutta samalla persoonallisen kokonaisuuden mustaa takaseinää vasten. Valaisimet Inekke sai entiseltä pomoltaan.

Ikean avoimet Lack-hyllyt toimivat hyvin sekä varastoinnin kannalta että suunnittelultaan. Kuvassa näkyy myös hyllyjen alla oleva veitsiteline.

Pariskunta on hyödyntänyt ullakon muuttamalla sen makuuhuoneekseen. Tilanpuute on ollut aina ongelmana asunnossa, mutta tässä tapauksessa yksi ratkaisuista löytyi kirjaimellisesti ullakolta. Guido rakensi sängyn kierrätysmateriaaleista ja Inekke neuloi siihen sopivan päiväpeitteen.

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

História da Moda Contemporânea no MAD

Abre hoje a exposição sobre a "História ideal da Moda Contemporânea" no museu de Artes decorativas de Paris. Dedicada aos anos 90 e 2000, a exposição contará com 150 modelos selecionados a partir das coleções mais emblemáticas do mundo, procurando transcrever o universo criativos dos estilistas que contribuíram para o movimento da moda. A expo é dividida em diversas escolas, dentre elas belga, inglesa, urbana, minimalista, de alta costura ou independente. Então, adoraria eu  fazer essa visita!!! E vocês?
Hei, olhem a lista de criadores que participam da expo: Adeline André, Azzedine Alaïa, Balenciaga por Nicolas Ghesquière, Chanel por Karl Laggerfeld, Christian Lacroix, Hussein Chalayan, Jean Paul Gaultier, Christian Dior por John Galliano, John Galliano, Junya Watanabe, Lanvin por Claude Montana, Lanvin por Alber Elbaz, Maison Martin Marqiela, Martine Sitbon, Comme des garçons, Dolce & Gabbana, Dries Van Noten, E2, Gucci por Tom Ford, Véronique Branquinho, Véronique Leroy, Viktor & Rolf, Helmut Lang, Vivienne Westwood, Prada, Yohji Yamamoto, Ann Demeulemeester, Alexander Mcqueen, Issey Miyake, Sybilla. 

Alexander McQueen, prêt-à-porter, printemps-été 1999

Christian Dior par John Galliano, haute couture, automne/hiver 2005-2006


Christian Lacroix, haute couture, automne/hiver 2002-2003 © Guy Marineau


Maison Martin Margiela, prêt-à-porter, printemps-été 2008  © Guy Marineau

Hussein Chalayan, prêt-à-porter, Printemps/été 2000 © Guy Marineau


Fonte do texto e imagens: Musée des Arts Décoratifs, Paris

Tua casa, uma Igreja????

Você já pensou em morar dentro de uma igreja? Pois é, tem gente que tem essa sorte. Sorte acho eu porque o espaço é magnífico. O pé-direito alto, o significa charmoso e confortável; os espaços são amplos; e podemos o transformar em um überloft! Genial, não? Essa aqui é em Utrecht, Holanda. Minimalista na sua essência!
Guarda a sua fachada, mas...
woonkerkxl, utrecht church house, fasada kościoła św. Jakuba, mieszkanie w kościele

... transforma o altar em uma sala de jantar...
woonkerkxl, utrecht church house,  św. Jakub, mieszkanie w kościele, wnętrza kościoła, church interiors

... a sacristia em um banheiro...
woonkerkxl, utrecht church house,  św. Jakub, mieszkanie w kościele, wnętrza kościoła, church interiors

... e olhem a nave!!! Uau!!! Podemos tudo com um espaço desses, não?
woonkerkxl, utrecht church house,  św. Jakub, mieszkanie w kościele, wnętrza kościoła, church interiors

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

La Vie en Rose...

Ah, gente, eu não poderia deixar de registrar aqui l'apartement en rose de Betsy Johnson em Nova York. Além de todo rosa de forma bem inesperada, ele é rico na composição de estilos e tendências. Muuuuuito personalizado, não? peguei essas imagens no Alkemie. Para quem quiser, lá tem mais. Bjinhos.









terça-feira, 23 de novembro de 2010

Imagens e Sensações!

Tem coisas que eu coloco aqui porque simplesmente me identifico. É claro que me identifico com tudo que coloco, né. Mas tem coisas que não precisam de palavras, só imagens... que me identifico nas sensações... nas emoções que uma imagem pode evocar. Adorei esse blog, e foi nele que encontrei essas imagens que agora divido com vocês.

















segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Um Adô e uma Playboy



Minha amiga Valdomira é uma ótima contadora de histórias. Acho que ela não sabe, mas me divirto à beça com suas história hilariantes, principalmente se são de seus filhos. Como eu, ela curte muito os filhos dela. Outro dia, aqui em casa, ela nos contou que seu mais velho, ainda com treze anos e já com os hormônios a mil, mal pode se conter, e paquera, do alto do 9º andar de seu apartamento, todas as mulheres de um barzinho que fica ao lado de seu prédio. Valdomira coloca que Além de ficar ensandecido com a mulherada em fila indiana, que lota a entrada do prédio, ele convida o pai pra descer com o argumento de que È MUITA MULHERRRR!!!!!’ ” Na última viagem de férias que a família fez, Bernardo pediu ao pai para comprar uma playboy... Família esperta, que acompanha o crescimento e os interesses dos filhos, e divide com eles suas descobertas, o pai comprou. Estavam em uma viagem pelo nordeste brasileiro, em um hotel agradável, com banheira de hidro e tudo o mais. Revista comprada, foi a hora de Bernardo preparar o banho, quentinho e gostoso, com bastante sais de banho em uma banheiro estilo hidro. Cuequinha nova, mais cheiroso do que se imagina para quem vai tomar um banho, cabelos bem arrumados, banheira pronta, e revista embaixo dos braços. Não contasse com um degrau a mais, tudo teria corrido como no mais delicioso dos sonhos de um garoto de 13 anos. Puf! Deu-se uma topada... e revista vai parar dentro da banheira... sozinha, e sem Bernador. Completamente encharcada, mal dando para abrir as páginas, o banho teve que ser esquecido... e Bernardo foi dormir... murcho...

Ah, antes que eu esqueça, tive que trocar os nomes. Vocês entendem, não é? Adô é Adô, e não dá para espalhar, né? Beijinhos.