sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Sucata, reconstrução e criação

SUCATAS ‘RECONSTRUÍDAS’ POR DESIGNERS GANHAM TOQUE FINAL NESTE SÁBADO
Últimos dias do II Reconstruções. Produção!!!

     Nas mãos de designers, produtos descartados recebem novas formas no Projeto Reconstruções. As peças serão vendidas na 10ª Edição do Mercado de Moda Caixa de Criadores, de 5 a 9 de dezembro, na Estação das Docas. Produtos coletados numa sucata da periferia de Belém ganharam novas formas e estão em fase de acabamento, na Casa 252, localizada no bairro de Nazaré, onde um grupo de arquitetos, designers e estudantes da área se reúnem em torno do projeto de ecodesign ‘Reconstruções’, aprovado pela Funarte. A ideia é desenvolver peças criativas e ecológicas a partir da reutilização de materiais que viraram lixo.
    Depois de um mês dedicado à coleta, análises e definição das melhores propostas de reutilização dos materiais, os produtos já transformados passam por novo processo: “É hora de dar o acabamento final, nomear e dar preço às peças”, explica o idealizador do Projeto, o designer e pós-graduando em Responsabilidade Socioambiental Coorporativa pela Universidade do Estado do Pará (Uepa), Maécio Monteiro.
      Aproximadamente 25 novos produtos, antes descartados no lixo, ressurgem dentro do conceito de Design Ecológico. Tampas de tonéis de óleo viraram quadro de avisos decorados com pinturas temáticas, e os próprios tonéis, com rodinhas adaptadas, passaram a ser os novos cooleers para cerveja. Há também objetos de decoração, móveis e utilitários: dois volantes de caminhão, por exemplo, juntos e com algumas intervenções, se transformaram em mesa de centro com rodinha; molas amortecedoras ganharam forma de porta-lápis.
      Os últimos dias da oficina Reconstruções estão sendo de produção a todo vapor. No sábado passado, os participantes do projeto se dedicaram a limpar, lixar, cortar e pintar materiais que, explica Maécio Monteiro, terão suas vidas prolongadas na forma de outros objetos. Cerca de 90% dos objetos e móveis estão prontos.
       Tanta corrida contra o relógio tem uma explicação: os produtos serão vendidos na 10ª Edição do Mercado de Moda Caixa de Criadores, que ocorre de 5 a 9 de dezembro, na Estação das Docas, em Belém. No Mercado, o ‘Reconstruções’ terá um estande, onde além de comercializar os produtos, mostrará aos visitantes o que pode ser feito a partir da reutilização de produtos descartados para reduzir, de forma inventiva, a produção de lixo.
     A participação no Caixa de Criadores faz parte da segunda etapa do Projeto Reconstruções. Participam desta fase um grupo de dezessete pessoas, entre elas, designers de produtos, jóias e moda, artistas visuais, arquitetos, jornalistas e publicitários. Para dar a nova vida aos produtos, o grupo fez uso da metodologia própria criada por Maécio: a Reuse. Esse método se baseia na análise social e ambiental do produto descartado, para então, sugerir uma nova proposta de sua utilização.
    Posto em prática no segundo semestre de 2010, o projeto, aprovado pela Fundação Nacional de Artes (Funarte) do Ministério da Cultura (MinC), está dividido em três fases. Na primeira, em parceria com o Centro Acadêmico de Design da Uepa e a Casa 252, foram realizadas oficinas sobre reutilização. Os alunos de Design puderam ter um contato mais próximo com o projeto durante cerca de um mês. O resultado foram 40 objetos reconstruídos e vendidos num bazar, em outubro deste ano.
     Na segunda fase – a atual – o grupo está empenhado na produção, elaboração de croquis e acabamento de novos artigos dentro do conceito de Design Ecológico. Já a terceira e última fase, com previsão para ser aplicada em 2011, consiste na educação de pessoas, comunidades ou cooperativas que já trabalham com a prática da reutilização, mas que ainda não têm o domínio da técnica necessária para fazer o procedimento de forma correta e sustentável. São os chamados ‘multiplicadores’, que terão a responsabilidade de repassar o conhecimento aprendido para os artesãos, produtores e trabalhadores da área.
      Em todas as etapas, o projeto propõe ao público participante uma forma diferente de enxergar o fim da vida de um produto, estimulando a criatividade para a concepção de novos materiais.
      Serviço: A finalização dos produtos do Projeto ‘Reconstruções’ será feita neste sábado (27), a partir das 8h, na Casa 252 (Avenida Gentil Bittencourt, passagem Paulo Maranhão, 252, Nazaré). A venda dos produtos será feira na 10ª Edição do Mercado de Moda Caixa de Criadores, de 5 a 9 de dezembro, na Estação das Docas, em Belém. Saiba mais em @_reconstrucoes e www.reconstrucoes.com
Texto de Izi Sena, Imagem www.reconstrucoes.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário