quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Para não deixar de registrar....

Antes tarde do que nunca... Queridos, estou reproduzindo aqui o post que encontrei no portal do IG sobre luminárias recicladas, e onde também encontrei o meu Ampolas. Fiquei super contente! Dêem uma olhadinha lá para conhecer mais sobre o assunto.
Christian Ullmann

Sustentável é pensar no futuro

Luminárias recicladas
Diego Andrez e os designers do Projeto Reconstruções mostram que é possível ser criativo e belo reaproveitando

07/12/2010 07:58
  • Mudar o tamanho da letra:
  • A+
  • A-
Ecodesign criativo

Foto: Divulgação
Luminária Ampolas, de Marina Castro, feita com garrafas recicladas, mangueira luminosa, ferro e arame recozido. Projeto Reconstruções
Outro designer que trabalha no fomento de ações para a transformação de antigos objetos em lindos produtos, Maécio Monteiro, pós-graduando em Responsabilidade Socioambiental Coorporativa pela Universidade do Estado do Pará (Uepa) e idealizador do Projeto Reconstruções. Criado durante o curso de design ele estimula a criação de novas peças reaproveitando, transformando e reutilizando materiais que seriam descartados no lixo, por meio do ecodesign.
“A ideia é utilizar esse último elo da cadeia produtiva, o descarte, que é muito danoso ao meio ambiente, e reverter isso, iniciando um novo ciclo através da reutilização”, diz Monteiro. Por exemplo, um liquidificador virou som, canos de PVC retorcidos deram origem a uma luminária e uma bolsa se transformou em roupa.
Durante um mês, alunos de design, arquitetura e moda participantes do projeto se reuniram para arrecadar todo tipo de produtos. A partir dos objetos doados “reconstruiu-se” a peça, dando novos usos. “O projeto influenciou diretamente na nossa criatividade e nos motivou a não ver o óbvio, mas enxergar através do óbvio”, diz a aluna de design Alba Rocha, participante do grupo.
Aqui vai o link
Vale a pena também conferir o o blog Idéias Vestíveis que trata mais especificamente do Projeto Reconstruções e do blog da Geisa Lima. Ah, também encontrei no IGLOO, não quero deixar de registrar. Bjinhos em todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário