quinta-feira, 28 de outubro de 2010

A tapeçaria, a economia e a bolsa.

A fixação do assento de um pino para esta bolsa sugere que ele poderia ter sido usado como um kit de costura, ou mantidos em cima da penteadeira para segurar os pinos de fixação de roupas.
A almofada de alfinetes é decorado em canvaswork. Trabalho em lã que era uma forma popular de bordados, em especial para o mobiliário de tapeçarias, almofadas e tapetes de mesa.  

O padrão descreve uma roseira, um motivo que se tornou popular pela sua associação com o Tudors. Este tipo de bordados permitiu gradações sutis de cores, dando à imagem um efeito pictórico interessante.

Purse 1600-1625
Referência e imagem: Victoria and Albert Museum



A técnica desta bolsa é incomum. Normalmente o linho era usado como base para o bordado, mas neste caso, é papel pesado. A aplicação de espessura de fios de metal e uso extensivo de do metal dá a bolsa uma textura muito rica e tridimensional.

O modelo apresenta dois temas preferidos dos jacobinos, rosas e vagens de ervilha. A maioria dos projetos do bordado deste período são inspirados por flores e plantas que cresciam no jardim. Lembram da bolsa em cachos de uva?
Purse 1600-1630
Referência e imagem: Victoria and Albert Museum



As bolsas foram associados a economia, bem como aos gastos, e isso era por vezes, uma alusão a sua decoração. Bolsas bordadas, no século XVII, muitas vezes incluíam brocados/belotas de carvalho no seu design, uma exortação, talvez, a salvação e a prosperidade. Estas bolsa do século XVII é feita de forma simples, coberta com bordado e forrado com seda. Essas mal davam para guardar algumas moedas, portanto devem ter sido feitas apenas para presentear. 
Purse 1600-1650
Referência e imagem: Victoria and Albert Museum

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